segunda-feira, maio 30, 2011

Como nos enxergam os extra-terrestres / Rogério Quadra

Como nos enxergam os extra-terrestres.

Este fim de semana estando muito cansado resolvi me dar o direito de não ir a igreja e ficar em casa. Me arrependi profundamente, não por culpa, mas por tristeza televisiva.
Hoje tudo faz sentido. Sendo as ondas televisivas a emissão de maior distância dos seres humanos, seu sinal deve ter sido captado por algums extra-terrestre que concluiram naturalmente  não existir vida inteligente na Terra.
Passei de “Faustão” a “Eliana”, de “Didi” a “Formula Indy” e nada fazia sentido, nada informava ou emocionava, “emburrecimento” total.
Pus-me a pensar na inteligência humana. Afinal de contas o que é ser inteligente?
A palavra inteligente vem do latim “Íntus”+“lègere”que significa literalmente ler dentro segundo a wikipédia. Penso que é muito mais do que informação. Ser inteligente é aprender a ler o mundo, o que implica conseqüentemente ler as pessoas do mundo, discernir situações e momentos.
Meu coração desfalece ao pensar que o mundo em que vivemos é pseudo-inteligente. Intelectuais no pior sentido da palavra pensam que acumulo de informação pode transformar a realidade. Alguns filósofos modernos também pensavam assim antes da primeira e segunda grande guerra. O máximo que conseguem é criar alguns brinquedos avançadinhos que estimulam o consumo. Acumulo de informação sem educação dos sentidos é boçalidade. Estamos voltando ao tempo das cavernas.
Em minha leitura de mundo, porque sonho um dia ser inteligente, me deparei com algumas estatísticas: segundo a ONU no ano 2000 haviam aproximadamente 6,1 bilhões de pessoas no mundo. Destes, 4 bilhões, o equivalente a dois terços da população mundial estavam localizados abaixo da linha  da pobreza. Vivem com até dois dólares por dia o que na soma seriam 60 dólares por mês. Parte deste número é menos que pobre; 1,2 bilhões de pessoas vivem na miséria com até 1 dólar por dia.
Fiquei pasmo ao descobrir que em média 100 mil pessoas morrem todos os dias de desnutrição crônica, em outras palavras; morrem de fome! Quando descobri que destes 100 mil, 30 mil são crianças de até 5 anos de idade pus-me a chorar.
Será isso a seletividade natural de Darwin? Viramos monstros.
Segundo Frei Betto é como se desabassem 10 torres gêmeas iguais as do dia 11 de setembro repletas de crianças de até 5 anos todos os dias. Nos deparamos com estes dados e não há quem se comova.
            Enquanto isso o homem mais "inteligente" do planeta, Bill Gates, que revolucionou o mundo com sua tecnologia para computares pessoais acumula um saldo bancário de 56 mil milhões de dólares segundo a revista americana Forbes.
            Os 4 homens mais ricos do mundo têm juntos o equivalente ao PIB de 42 nações na soma de 600 milhões da habitantes.
Precisamos urgentemente de uma re-educação dos sentimentos! Algo que nos comova enquanto seres humanos. Precisamos urgentemente voltar a acreditar em Deus.
Devolvam Deus a sociedade! Devolvam arte às escolas! Devolvam à humanidade as pessoas.
Paramos de contemplar o belo, não conseguimos tratar gente como gente deve ser tratada. Nossas esposas são espancadas, nossas crianças abusadas e estamos parados aos domingos diante de milionários que correm atrás de uma bola. Escrevo como forma de protesto. Eu protesto!
Somos seres inteligentes? Acho que os extra-terrestres estão certos, eu também não faria contato.
Eles devem mesmo ter achado estranho chamarmos este planeta de “Terra” ao olhar de cima e ver tanta água. Neste mundo tão doido em que nada faz sentido, esta é a “doidera” mais irrelevante que eu poderia comentar.

Rogério Quadra



Nenhum comentário:

Postar um comentário