quarta-feira, maio 25, 2011

A poética do Encontro / Rogério Quadra



A Poética do Encontro.

Sem dúvida um dos lugares que me dão mais alegria em estar hoje em dia é no pátio da Fundação Casa (Febem) onde faço visitas semanais. Existe uma poética linda por trás de meu encontro com aqueles meninos.
A Adélia Prado têm um poema que diz: “Algumas vezes Deus me tira a poesia, quando isso acontece ao pegar uma maça vejo apenas uma maça”. Minhas idas a Fundação são repletas desta percepção, de belezas poéticas que são reveladas através do Espírito, belezas que a maioria das pessoas não conseguem mais enxergar.
Tenho visto, por exemplo, a vitória da Esperança.
Temos uma capacidade quase infinita de suportar a dor, desde que haja esperança. Diz-se por ai que a esperança é a última que morre, creio que é a penúltima porque quando se morre a esperança se conclui que não há mais razões para viver. Alguns daqueles meninos chegam aquele lugar horrível sem razões prá viver, sem esperança. Já ouviram tantas vezes que nunca seriam nada na vida, já passaram por tanta violência, já foram mal tratados de tantas formas que acreditam realmente que a vida não tem mais jeito, que o jeito é morrer.
Impressionante o que um abraço pode fazer! Ah o poder do abraço! O poder do sorriso! Minha mãe dizia que não existe cara feia prá quem sabe sorrir. Não existe sensação mais maravilhosa do que ver nosso sorriso contagiando semblantes tristes e carrancudos.
A palavra compaixão ganha novos entornos em meu coração e saio de lá mais humano, com muita reverência pela vida. Após longos abraços e muitos sorrisos as fisionomias tristes agora ganham brilho especial, brilho do céu. Creio que ficam parecidas com a do menino Jesus.
A minha face também sai de lá resplandecente! Hoje sei que Jesus não pregava simplesmente o evangelho, Ele era o próprio evangelho.
Minha oração é para que você também se torne o evangelho, boas novas, para alguém. Sorria, abrace, toque, afim de ver a face do Cristo resplandecendo nas pessoas. Você conseguirá ver algo novo resplandecendo dentro de você.


Rogério Quadra

Nenhum comentário:

Postar um comentário