sexta-feira, março 09, 2012

Identidade

Identidade

Todos os dias ao nos levantarmos da cama somos colocados diante de escolhas. Escolhemos tomar uma ducha ou não, escovarmos os dentes ou não, dar bom dia as pessoas que estão próximas a nós ou não.
Algumas escolhas são simples como escovar os dentes, outras mais complexas como perdoar aqueles que nos fizeram mal. Escolhemos com base em nossa identidade.
Identidade é o conjunto de caracteres próprios e exclusivos com os quais podemos nos diferenciar  uns dos outros, quer diante do conjunto das diversidades, quer ante nossos semelhantes.
Tenho para mim que aquilo que escolhemos fazer é decidido com base naquilo que escolhemos ser. Você me perguntaria: “Escolhemos aquilo que desejamos ser?”
Sim. Se você já nasceu de novo da água e do Espírito, já é uma nova criatura você é livre para escolher o que quer se tornar. E exatamente ai que podemos dizer: "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres."  (João 8 : 36) ou "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará."  (João 8 : 32). Quem não nasceu de novo não é livre e vive refém de suas histórias e traumas, porém quem nasceu de novo pode vencer  para se tornar o que Deus sonhou que fosse.
Deus quer nos libertar de nós mesmos, daquilo que nos tornamos.
Antes do pecado nós, seres humanos, tínhamos nossa identidade  alicerçada em Deus, ou seja, naquilo que Deus havia criado por suas próprias mãos. Agora sem Deus os seres humanos perderam sua identidade e vivem numa busca desesperada de se encontrar como gente. Sua busca desesperada o faz se auto afirmar através das coisas que pode comprar, de se impor a força ante ao mais fraco, de lutar contra o medo da morte e da inexistência de Deus e principalmente de realizar a sua vontade ao invés da vontade de Deus que é boa para nós.
Jesus, o Cristo, não veio criar uma religião. Não é uma questão religiosa, é uma questão ontológica, é uma questão de ser. Jesus veio nos ensinar um jeito de ser gente.
Ser gente é ser como Jesus ou então é não ser. Deus em Cristo está nos salvando daquilo que nos tornamos e criando através da igreja uma nova humanidade. Nisto consiste nossa identidade.
“Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos”. (Rm 8.29) Deus está nos transformando em pequenos cristos, isso aconteceu na antiguidade quando nossos irmãos foram chamados cristãos.

Jesus é a expressão exata de Deus conforme hebreus 1.3, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa. Um dia toda a terra vai se encher da glória de Deus e veremos pequenos cristos espalhados por toda sua extensão. Neste dia Deus será tudo em todos e viveremos do jeito que Ele sempre sonhou que vivêssemos.

Rogério Quadra









Nenhum comentário:

Postar um comentário